O QUE É UM CONSULTOR DIGITAL? (E POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM)

Como donos de empresas, tendemos a fazer tudo sozinhos, pelo menos quando estamos iniciando.
Aprendemos à medida que avançamos e construímos coisas desde o início – é parte do desenvolvimento da mentalidade empreendedora .
Mas quando você atinge um certo nível, torna-se impossível fazer tudo sozinho o suficiente para obter resultados. Todo mundo tem suas próprias forças e fraquezas, e só há muito tempo em um dia.
É aí que os consultores podem ajudar.
E se você precisa de tráfego, leads e vendas de sites, um consultor digital pode ajudá-lo a obter o crescimento necessário, enquanto você se concentra em administrar seus negócios.
Leia para saber se a contratação de um consultor digital pode ajudar sua empresa, que tipo de consultoria você (pode ou não) precisa e como escolher o melhor consultor para trabalhar. (Dica: talvez nem sempre seja eu.)

O que um consultor digital faz?

Os consultores digitais ajudam você a vender mais coisas on-line, aumentar o tráfego do site e promover o seu negócio pela Internet.

Os consultores digitais fornecem estratégia e, às vezes, implementação, em todas as áreas de localização de clientes on-line para sua empresa.

Os consultores digitais, como você pode imaginar, variam em escopo e escala. Mas geralmente existem dois tipos.

1. O Hiper-Focado

Alguns são indivíduos com habilidades, foco e experiência em nível de especialista em uma área de negócios.

Seja criando e otimizando seus funis de vendas, configurando campanhas de anúncios digitais ou melhorando o conteúdo do seu blog com uma estratégia de conteúdo eficaz, um consultor especializado pode ajudar.

Eles personalizarão sua abordagem estratégica e a adaptarão ao seu negócio específico.

2. O Holístico

Outros consultores preferem adotar uma abordagem mais holística e analisar seus negócios como um todo. Esses consultores trabalharão com você para integrar todos os seus esforços de marketing on-line em uma estratégia coesa para maximizar as vendas.

Eles analisarão tudo o que você está fazendo atualmente – e o que seus concorrentes estão fazendo – procurando os problemas que o impedem e as oportunidades que estão perdendo.

Por exemplo, eles podem encontrar problemas técnicos no seu site e começar por aí. Em seguida, eles se concentrarão na criação de um plano para aumentar sua lista de e-mails com ímãs de chumbo ou começar a obter mais tráfego para o seu blog.

E, finalmente, existem grandes agências digitais, com equipe para lidar com todos os aspectos do seu marketing on-line, desde a criação de um site até a publicidade e o SEO.

Aqui estão algumas das coisas que os consultores digitais ajudam.

Designer de Web

Obviamente, qualquer um pode aprender a criar um site simples.

Mas trabalhar com um especialista garantirá que seu site seja bonito, rápido, fácil de navegar e alinhado com a sua marca.

As agências de web design são mais práticas do que outros consultores digitais, pois são contratadas para planejar e executar um projeto específico. Para um novo negócio, eles começariam do zero, criando uma solução personalizada.

Para empresas que estão em funcionamento há algum tempo, os sites precisam ser renovados ou mesmo reconstruídos periodicamente. À medida que a tecnologia muda e a maneira como as pessoas interagem com seus negócios online muda, seu site precisa se manter atualizado.

Um consultor pode ajudá-lo a começar de novo e a reiniciar com um site bonito, de alta conversão e funcional.

 

SEO (Otimização de Motores de Busca)

Seja que seu site comece a aparecer na primeira página dos resultados do Google ? Então você pode querer trabalhar com um consultor de SEO.

Existem muitos aspectos no SEO e, embora alguns consultores sejam especializados em uma área, a maioria das empresas pode se beneficiar de uma abordagem mais abrangente.

Os consultores de SEO normalmente começam analisando o site e o tráfego, procurando problemas técnicos ou de desempenho. Eles fornecerão um relatório de auditoria de SEO para indicar as alterações que você precisa fazer ou trabalhar diretamente para corrigi-las.

Ao mesmo tempo, eles analisam o conteúdo de suas páginas e recomendam alterações que podem ajudar a atrair mais tráfego de pesquisa orgânica direcionado.

Dependendo do tipo de empresa que você possui, elas podem ajudar a reestruturar as páginas de seus produtos ou atualizar as postagens do blog, para que as pessoas certas comecem a encontrá-las online.

Além de trabalhar diretamente em seu site, os consultores de SEO geralmente fornecem serviços adicionais, como alcance de backlink, estratégia de conteúdo e gerenciamento de novos processos de criação de conteúdo.

 

Gerenciamento de conteúdo.

Escrever um post de blog leva muito tempo, e fazê-lo de forma consistente é difícil para a maioria dos empresários. Mesmo que você goste de escrever postagens de blog e tenha tempo para fazê-lo, seu blog só será eficaz com uma estratégia de conteúdo bem planejada.

A terceirização da escrita de conteúdo de SEO para uma empresa de consultoria pode liberar tempo e acelerar seus resultados. O objetivo é direcionar o tráfego de que você precisa sem gastar tempo com outras coisas.

Um consultor digital especializado em conteúdo de blog pode fornecer uma estratégia completa para publicação. Eles usarão pesquisas e dados para descobrir os tópicos que seus clientes ideais pesquisam, bem como que tipo de conteúdo está funcionando para seus concorrentes.

A partir daí, eles criarão artigos otimizados e publicarão regularmente em seu site.

 

Marketing de email

Se você não usa o email marketing ou não obtém os resultados desejados, um consultor digital pode ajudar a aumentar sua lista e usá-la de forma eficaz.

Há muito a considerar, como escolher o melhor software de marketing por e-mail , decidir o que enviar aos seus assinantes e escrever e-mails que convertam assinantes em clientes.

Se você já possui uma lista de e-mail considerável, está lidando com a questão de como comercializar efetivamente para essas pessoas.

Se você está apenas começando com o email marketing, precisa criar uma lista e começar a envolvê-los.

Você pode contratar um especialista para planejar e executar uma estratégia de criação de lista que funcione. Se você deseja melhorar seu marketing, os consultores podem ajudá-lo a chegar ao próximo nível com estratégias como segmentação, funis de vendas e muito mais.

 

Gerenciamento de mídia social

Para aumentar sua audiência nas mídias sociais e obter mais seguidores, você precisa de postagens consistentes e envolventes, além de interação com os clientes.

Os consultores de mídia social podem assumir a incansável tarefa de postar em suas contas de mídia social e manter conversas. Isso não apenas poupará tempo, mas também levará a um uso mais eficaz dessas plataformas.

Trabalhar com um consultor de mídia social significa que suas postagens terão uma aparência consistente com sua marca. E como os consultores trabalham em tempo integral em suas especialidades, eles estão no topo de tendências e mudanças.

Eles podem manter suas postagens atualizadas e garantir que você esteja fazendo o que funciona nesse cenário em constante mudança.

 

Campanhas publicitárias digitais.

Quer anunciar em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram ou experimentar estratégias de anúncios pagos no Google? Há muito a aprender sobre todas essas ferramentas de marketing, e a contratação de um consultor pode garantir que você maximize seus retornos.

Além de exibir campanhas publicitárias pagas, os consultores de marketing digital podem ajudá-lo a promover seus produtos por meio de postagens patrocinadas, anúncios de podcast e outros tipos de veiculações de mídia.

 

4 Principais benefícios da contratação de um consultor de marketing digital.

Trabalhar com um consultor pode ser caro, mas existem algumas vantagens distintas, como:

  1. Economiza tempo: ao contratar um especialista, você economiza o tempo necessário para aprender uma nova habilidade ou contratar e treinar alguém para fazer o trabalho.
  2. É econômico: com um consultor digital, você paga pelos serviços prestados. Você pode aumentar quando precisar de mais ajuda e voltar quando estiver pronto para se concentrar em outros projetos.
  3. Acesso à experiência: os consultores trabalham em período integral no campo de sua especialidade, com vários clientes em vários mercados. Eles têm um nível de acesso que fornece informações exclusivas que você pode aproveitar.
  4. Estratégia de longo prazo: Mesmo depois de você parar de trabalhar com um consultor, as estratégias implementadas geralmente podem ser mantidas e refinadas por muito tempo no futuro. Na maioria dos casos, é simplesmente uma questão de manter os sistemas no lugar e continuar no caminho.

O que procurar em um consultor digital.

Com tantos tipos de consultores, áreas de especialização e preços, pode ser avassalador quando você começa a procurar um.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao considerar se um consultor é adequado para você.

 

Eles trabalharam com o seu tipo de negócio?

Procure consultores que tenham trabalhado com um negócio semelhante ao seu. Por exemplo, se você tem um negócio de comércio eletrônico, convém conversar com consultores que tenham experiência com esse modelo de negócios online .

 

Quanto custam os consultores digitais?

Há uma grande variedade de custos ao contratar um consultor. Alguns cobram uma taxa mensal e outros cobram por item.

Por exemplo, você pode pagar uma taxa mensal por um serviço abrangente de consultoria que cobre uma gama completa de serviços. Ou então, você pode pagar uma vez por uma análise aprofundada do seu site, com um relatório de recomendações.

Considere o que seu fluxo de caixa pode suportar e o retorno que você espera ver como resultado de trabalhar com um consultor.

 

Como eles ajudaram clientes anteriores?

Leia estudos de caso, depoimentos e até peça para falar com clientes anteriores antes de assinar com um consultor. Fazer sua pesquisa o ajudará a escolher alguém com um bom histórico de confiança e com os resultados que procura.

 

Você quer uma agência grande ou um toque mais pessoal?

Como você trabalhará em estreita colaboração com seu consultor, possivelmente por meses, certifique-se de que gostará de trabalhar juntos. A preferência pessoal, assim como o tamanho do projeto, faz a diferença aqui.

Se você deseja mais atenção e comunicação individual, trabalhar com uma empresa menor ou com um consultor individual pode ser melhor para você. Ao trabalhar com esses tipos de consultores, você estará mais envolvido na implementação e terá mais chances de aprender.

Se você deseja uma solução prática com o poder de uma grande equipe, procure uma agência de consultoria digital maior. Essas empresas podem realizar o trabalho mais rapidamente, mas você estará menos envolvido e provavelmente investirá mais para pagar por isso.

 

Como eles apresentam seus serviços de consultoria?

Esta é a referência final. Se você está contratando um consultor para SEO, eles aparecem em resultados de pesquisa relevantes? Se você está contratando um especialista em mídias sociais, como são as contas delas?

 

Podemos ser perfeitos um para o outro.

Você precisa de tráfego, não mais dores de cabeça.

Deixe-me lidar com cada parte do processo para você. Da elaboração de estratégias aos desafios técnicos, da publicação ao rastreamento e análise.

Meu negócio está gerando tráfego consistente que gera vendas, com pouco ou nenhum esforço de sua parte.

Para saber mais sobre como podemos trabalhar juntos, entre em contato comigo pelo whatsapp .

 


 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!